Que tal saber um pouco sobre Jesus, agora?

Texto atualizado em 09/12/2020.

Vou tentar ser direto.

Vivi na ignorância (no sentido de conhecimento apenas superficial a respeito de algo) em relação a Jesus por décadas. São tantos os “palpites” sobre Deus, Jesus, religião etc., que estes assuntos não me chamavam a atenção, ao contrário, a abundância de versões é tanta que apenas me levavam a fugir desses temas, pois parecia se tratar de assuntos em relação aos quais cada um tem uma opinião e pronto, isso bastava.

Até que um dia me caiu a ficha. Espera aí, se o “cara” provocou a divisão da contagem dos séculos no ocidente, por que não buscar, na fonte, como foi a vida desse “tal” Jesus, o que ele fez e que mensagens deixou?

Aqui precisamos chegar a um acordo, sob pena de fugirmos do objeto proposto. Por enquanto me limito a afirmar que não se trata de mera conjectura, mas a melhor “fonte”, inclusive histórica, ainda é a bíblia.

Além disso, vamos pensar juntos: se a bíblia estiver errada sobre a existência e vontade de Deus, eu apenas perdi algum tempo ao lê-la. Mas se ela estiver certa, eu encontrei um tesouro que não vou conseguir transmitir aqui.

Mesmo assim vou tentar.


O QUE DIZ A BÍBLIA?

VEJA UM BREVÍSSIMO RESUMO

Deus criou o homem para com ele viver em comunhão eterna.

Mas o homem pecou e, ao pecar, condenou toda a humanidade a ter que morrer, porque para Deus o preço do pecado é a morte (Romanos 6.23).

As determinações de sacrifícios de animais do Antigo Testamento são para deixar esse ponto bem claro.

Deus também estipulou que, num determinado tempo, cuja época não foi dada ao homem conhecer (Deuteronômio 29.29), todos os seres humanos serão ressuscitados e submetidos a um julgamento (Apocalipse 11.18), no qual, a partir da avaliação da sua vida terrena, cada um receberá a sua sentença, que será de absolvição para uma vida eterna em companhia de Deus, ou de condenação para ser queimado no fogo do inferno (Apocalipse 20.6-15).

Muitos foram os sinais de Deus para este plano, até que a sua confirmação foi revelada a todos por Jesus.

Jesus desceu à terra na condição de homem, para cumprir a vontade do Pai (João 5.30), de se dar em sacrifício pelos pecadores, pagando assim o preço que deveria ser pago por nós (Mateus 26.42). Os sinais revelados por Cristo foram tão claros que os séculos foram divididos pelo homem entre antes e depois dele.

As provas revelam que Jesus não pode ter mentido (João 5.36), mas de fato isso é muito mais uma questão de fé (Efésios 2.8-9).

O preço da remissão foi pago, porém somente aqueles que se arrependem dos seus pecados e reconhecem o sacrifício de Jesus receberão a vida eterna. Os demais…

A bíblia nos diz que todos pecamos e, por isso, destituídos estamos da glória de Deus (Romanos 3.23). Estaríamos condenados à segunda morte, a eterna, mas temos a oportunidade de vida eterna revelada por Jesus.

O tempo do arrependimento é nesta vida, não havendo chance de salvação depois desta.

No grande julgamento, os mortos serão ressuscitados e julgados para a salvação ou a condenação ao inferno.

E se eu nada fizer, não tomar nenhum partido?

Mais uma vez, vejamos o que a bíblia diz.


SÍNTESE DO PLANO DE SALVAÇÃO REVELADO POR JESUS CRISTO

1. Todos somos pecadores (Romanos 3.23) e, por esta razão, destituídos estamos da convivência com Deus, como uma vez tiveram Adão e Eva, antes do pecado.

  • Ecl 7.20 (não há homem justo)
  • Rom 3.23 (todos pecaram)

2. Deus quer restabelecer este convívio com todos. Para tanto, mandou seu filho unigênito à Terra para nos mostrar seu plano.

  • João 5.36 (“as minhas obras testificam que o Pai me enviou”)

3. O que fez Cristo? Além de provar pelas suas obras que vinha do Pai, se entregou à morte pelos nossos pecados, ou seja, permitiu a nossa salvação, pagando por nós o preço da nossa condenação.

  • Mt 26.50-54 (ao recolocar a orelha de um soldado da tropa que o captura, Jesus afirma que se entrega por opção, pois só assim seriam cumpridas as escrituras)
  • I Pe 3.18 (padeceu pelos nossos pecados para levar-nos a Deus)

4. Qual a consequência deste sacrifício?

a) agora temos acesso ao Pai, já em nossa vida terrena;

  • Ef 2.18 (por Cristo temos acesso ao Pai)

b) mesmo sendo pecadores, podemos receber a salvação e termos, depois desta vida terrena, uma vida eterna no paraíso, num relacionamento pessoal com Deus e todos os seus demais filhos.

  • João 3.16, 2ª parte (todo aquele que Nele crê tenha a vida eterna)

5. Mas se Cristo já nos redimiu, o que mais nós precisamos fazer para sermos salvos? Precisamos fazer apenas um ato bem simples, mas de coração.

  • João 1.12 (aceitar o sacrifício de Jesus para a sua vida)
  • Ef 2.8 (porque somos salvos pela fé e não pelas obras). Jesus também menciona em várias passagens a salvação pela fé (Mt 9.22, Mc 5.34, Mc 10.52, Lc 7.50; 8.48; 17.19; 18.42)

6. Não se deixe enganar pelas aparências. Ninguém vai agradar a Deus por suas próprias obras. A salvação foi proporcionada pelo sacrifício de Jesus, não pelo nosso, por mais “bonzinhos” que possamos ser.

Efésios 2, versos 8 e 9:

  • Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
  • Não vem das obras, para que ninguém se glorie;


7. E se não cremos em Cristo, o que nos acontece?

  • João 3.18,36 (quem não crê em Cristo já está condenado)

NÃO ESPERE MAIS!

FAÇA AGORA MESMO ESSA ORAÇÃO!

Recomendo que você leia e reflita sobre essa oração e só depois a verbalize, pois o que vale mesmo é o seu sentimento e não somente repetir as palavras colocadas abaixo:

Jesus,

Eu reconheço o teu sacrifício de ter passado pela penosa morte de cruz, apenas para pagar o preço dos nossos pecados.

Pai,

Eu me arrependo pelos pecados que cometi e te peço perdão.

A partir de hoje eu quero viver a vida em abundância que nos prometesse em tua companhia.

Pronto.

Se essa simples oração foi dita com um arrependimento verdadeiro, ainda que você não sinta nada de extraordinário no momento, agora você já crê no que Deus quer e, só por isso, já é seu filho e está salvo. Não sou eu quem diz, mas a bíblia:

João 3:16-18

16 – Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

17 – Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.

18 – Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.

Então é só isso?

Bem, tudo é bastante simples mesmo, mas nós temos o dom de complicar. Pode ter certeza que em poucos dias, se não for minutos, você vai voltar a questionar essa simplicidade que beira a ingenuidade.

Por isso é bom seguir o que o próprio Jesus recomenda. E as suas orientações estão todas na bíblia. Procure ler o Novo Testamento. Depois contextualize os seus 27 livros com os 39 do Velho Testamento. A bíblia é como um manual do ser humano, elaborado por seu próprio fabricante, no caso o seu criador.

Com toda a humildade, vou lhe dar duas dicas, mas procure confirmar na bíblia se você concorda com elas:

1ª) só conseguimos nos manter salvos porque recebemos o Espírito Santo de Deus;

2º) só conseguimos permanecer com o Espírito Santo de Deus se nos mantivermos em constante comunhão com aqueles que têm o mesmo propósito.

Deus tem um plano perfeito para a sua vida! Boa sorte!

Se precisar de algum esclarecimento, não hesite em preencher o formulário de contato e solicitar mais material, fazer perguntas ou mesmo pedir uma oração. Além de ser um prazer, é meu dever lhe auxiliar. Sozinhos não temos condições de seguir nessa caminhada.

Deus o abençoe por ter chegado até aqui!

Alvacir de Sá Barcellos